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DADOS COM RELAÇÂO À INTERNET

O aceso ao computador ou a educação digital, por muitas vezes é parâmetro para identificar o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, das comunidades e dos países. Os dados divulgados pelo IBGE em relação à exclusão digital no Brasil são de importância para a promoção de inclusão digital. O governo tem dito que este tema é um dos mais importantes para a equidade social na promoção de políticas sociais voltadas as comunidades mais pobres com vistas a nivelar os índices de aceso a rede. De acordo com o Censo 2000, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet, que significa 7,74% da população do país IBGE (2000), já no Censo de 2006, foi destacado que a cada cinco lares brasileiros, um tem computador. IBGE (2006).

Com estes números, podemos identificar uma, crescente, porém baixa possibilidade da população em geral ao uso do computador e um aumento no número de Tele Centros de inclusão digital significa proporcionar não só as comunidades mais carentes, mas a maioria da sociedade, o acesso a internet com finalidade de aceso a informação e exercício da cidadania.

A perspectiva de termos uma “alfabetização digital” Takahashi (2000) no Brasil, passa pela familiarização, formação e utilização das ferramentas da TIC’s e da utilização dos programas mais utilizados hoje em dia, como é o caso do MSN, ORKUT, salas de bate-papo, e-mail, e grupos de discussão, praticados em vários lugares, como escolas e cursos privados, mas principalmente nos Tele-centros de Inclusão digital mantidos pelo Estado. A “alfabetização digital” passa pela educação digital, que ainda não se encontra com potencialidade, nas escolas municipais e estaduais do nosso país e da nossa cidade. Por isso que os Tele-centros são importantes para a emancipação social e para a capacitação de cidadãos ativos.

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