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METODOLOGIA


Os dados aqui apresentados foram obtidos no Tele-centro de Inclusão digital Petrobrás/RITS da ATES de Pelotas, através da realização de uma pesquisa interativa com questionário contendo perguntas fechadas, com análise qualitativa, onde foram aplicados dois questionários diferentes, que se justificam pela estrutura do Tele-centro, que comporta dois espaços distintos.

Um tipo de questionário foi aplicado aos usuários e usuárias do espaço de aceso a internet do Tele-centro, que tem quatro (4) computadores para conexão com a internet. Neste espaço foram entrevistados na sua totalidade, os usuários que estavam acessando a internet, nos dois turnos disponíveis, ou seja, oito (8) usuários nos turnos da manhã e da tarde. O outro tipo de questionário foi aplicado aos alunos e alunas do curso de formação técnica do Tele-centro, que tem vinte (20) computadores para desenvolvimento do curso de inclusão digital. Neste espaço foram entrevistados na sua totalidade, os alunos que estavam fazendo o curso, ou seja, dezesseis (16) alunos, nos turnos da manhã e da noite.

O critério para as pessoas participarem do estudo foi estarem dentro do projeto Tele-centro de Inclusão digital Petrobrás/RITS da ATES de Pelotas, no dia 19 de janeiro de 2007, para os alunos e alunas do curso, e dia 22 de janeiro de 2007, para os usuários e usuárias do local com aceso a internet.

A Pesquisa foi feita no Tele-centro de Inclusão digital Petrobrás/RITS da ATES de Pelotas, que se localiza a Rua General Osório, Nº. 1090, entre as ruas, Doutor Amarante e Avenida Bento Gonçalves, na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo central da pesquisa era saber se o Tele-centro em voga faz inclusão social através do processo de inclusão digital.

Foram feitas perguntas que tinham por objetivo saber dos entrevistados e entrevistadas: o sexo e a escolaridade, a fim de traçar o perfil dos usuários e usuárias; depois as perguntas tinham a característica de saber a opinião dos entrevistados e entrevistas quanto, à internet ser boa para, fazer amigos, namorar, estudar, ou saber das coisas; e a preferência quanto às opções do sistema operacional baseado em software livre e o sistema operacional da empresa Microsoft (Windows). Por fim foi perguntado aos entrevistados e entrevistadas, quanto à opinião, se inclusão digital é inclusão social?

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