Antes de apresentarmos as questões especificas da discussão que nos propomos neste artigo, vamos antes apresentar em quatro gráficos, o perfil dos usuários e usuárias (gráfico 1 - internet), bem como dos alunos e alunas (gráfico 2 - cursos), do Tele-centro de Inclusão digital Petrobrás/RITS da ATES de Pelotas.
A primeira pergunta, dizia respeito ao sexo dos entrevistados. Vejamos os resultados das perguntas (gráfico 1 - internet e gráfico 2 - curso):
Uma observação relevante a fazer neste primeiro levantamento de dados, através dos gráficos um (1) e dois (2) é que as mulheres estão mais presentes no curso de formação técnica do que os homens, enquanto que os homens estão mais presentes no espaço de aceso a internet que as mulheres. Talvez esta constatação possa ter reflexos dentro e fora do assunto que estamos a tratar. Enquanto as mulheres procuram maior formação e titulação, os homens buscam a sociabilidade e privilegiam a comunicação. Mas não é só nesta pesquisa que esta variante aparece. A mulher esta cada vez mais presente, por exemplo, nas listas de aprovação de universidades, ou seja, está a buscar formação profissional para balizar a desigualdade encontrada nos espaços de trabalho e de poder da sociedade.
Sabendo que o nosso foco não é aprofundar as questões de sexo, e ou, de gênero neste artigo, vamos seguir adiante, mas sabendo que este dado pode ser importante neste e em outros trabalhos.
Depois de identificarmos a presença ou ausência de homens e mulheres no espaço estudado aqui, passamos a abordar o fator escolaridade, em busca de identificar a instrução dos usuários e usuárias (gráfico 3 - internet), bem como, as dos alunos e alunas (gráfico 4 - cursos) do Tele-centro:
Aqui podemos perceber que existe baixo transito de pessoas que já tenham chegado, ou concluído o ensino superior, deixando que as pessoas que estão no ensino fundamental e médio possam participar com mais intensidade. Outra questão a avaliar nas respostas (gráfico 3 - internet e gráfico 4 – curso), é quanto à procura mais intensa do curso técnico, por aquelas pessoas que estão no ensino fundamental, enquanto a procura para utilização da internet, acontece com mais assiduidade por pessoas que já estão no ensino médio, do que aquelas que ainda estão no ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário