domingo

O QUE É A ATES


A ATES – Associação do Trabalho e Economia Solidária, de acordo com a apresentação do seu blog na internet:

É uma entidade civil, sem fins lucrativos que tem como missão incentivar, apoiar e acompanhar inúmeras formas de organização coletiva de homens e mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, seja na Economia Solidária com a geração de trabalho e renda de forma autogestionária, sejam na disseminação do Software Livre e das novas tecnologias, no combate as discriminações de etnia e gênero, e construindo espaços protagonistas para a juventude. LIMA (2006).

A entidade executa hoje, o projeto Tele-centro de Inclusão digital Petrobrás/RITS da ATES de Pelotas, com financiamento do Governo Federal. A estrutura do Tele Centro conta com vinte (20) computadores que são utilizados para os cursos de formação técnica de inclusão digital e quatro (4) computadores para o acesso a internet.

O Tele-centro é uma iniciativa da Petrobrás, em parceria com a RITS (Rede de Informação para o Terceiro Setor) e com o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), foi implementado no mês de maio de 2005, juntamente com mais de 50 Tele-centros distribuídos por 20 Estados em todo o país.

A ATES, além de preocupar-se em fomentar diferentes formas de relação de trabalho e produção, a ATES entende como fundamental para construção da emancipação social, criar condições de acesso às tecnologias de informação e comunicação por amplas camadas da sociedade excluídas do uso dessas ferramentas. Por isso atua na área da inclusão digital. ATES (2007).

De acordo com a publicação do blog da ATES (2007), descrita acima, podemos entender quais os fins da entidade e qual o grau de entendimento que se tem a respeito da ação de comportar em sua sede um projeto de inclusão digital. Assim como, para entender as ações e atitudes precisamos entender um pouco das pessoas, entendendo um pouco da entidade que mantêm o projeto, fica mais fácil entendermos os seus propósitos e finalidades.

Nenhum comentário: